Fórmulas Úteis em Astronomia
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Fórmulas Úteis em Astronomia
Fórmulas úteis em astronomia
Abaixo podemos ver algumas fórmulas que tem muita utilidade para quem se interessa por astronomia e seus acessórios.
1. Fórmula para calcular o Aumento que se está usando com uma determinada ocular.
A= F/f onde temos: A= aumento em vezes
F = distância focal do espelho primário
f= distancia focal da ocular
Ex: Em um telescópio de 1200mm de distancia focal usamos uma ocular de 20mm de distância focal. Qual o aumento conseguido?
A=1200mm: 20mm
A=60X
Obs: Geralmente os telescópios trazem a distancia focal escrita no tubo próximo ao focalizador em uma placa, ou o manual especifica. As oculares trazem escrita no corpo da ocular.
2. Fórmula para calcular a luminosidade de um telescópio.
L=F/D onde temos: L= luminosidade
F= distancia focal do espelho primário
D= diametro do espelho primário
Ex: Qual a luminosidade do telescópio acima se sabemos que o seu espelho primário mede 200mm?
L=1200:200
L=6
Obs: Quanto maior o resultado menos luminoso e o telescópio, quanto menos mais luminoso. Telescópios mais luminosos são bons para observação de objetos de fraco brilho, já os menos luminosos se prestam melhor para observação planetária e lunar.
3. Fórmula para calcular o campo real em graus do que se esta observando com uma determinada ocular.
Cr°=Ca°/A onde temos: Cr°=campo real em graus
Ca°=campo aparente em graus da ocular
A=aumento
Ex: Qual o campo real que estamos observando em uma área do céu se sabemos que a ocular Ploss que estamos usando nos fornece 60X de aumento e tem um campo aparente de 52°?
Cr°=52°:60X
Cr°= 0,86°
Obs: Com este aumento e esta ocular daria para observar a lua por inteiro. Os campos aparentes das oculares mais usadas são:
Ploss=52° S.Views=67° Ortocoscópica=43° Planetárias=55°
4. Fórmula para calcular a pupila de saída de uma ocular.
Ps=D/A onde temos: Ps=pupila de saída
D=diametros do espelho primário em mm
A=aumento
Ex: Em um telescópio de 180mmde abertura estamos usando um aumento de 50X. Qual o diametro do cone de luz que sai pela ocular(Ps)?
Ps=180:50
Ps= 3,6
Sabe-se que pupilas de saída inferiores a 0,5mm começam a se tornar incomodas, bem como Ps superior a 6mm não conseguem ser aproveitadas plenamente pelo olho que dificilmente se dilata mais do que isto, havendo assim perda de luz.
5.Fórmula para calcular o tempo que o astro permanece no campo do telescópio sem precisar acompanhá-lo movendo a montagem.
T=Cr°/15°h onde temos: T=tempo
T=Cr°/0,25°min Cr°=campo real em graus
T=Cr°/0,004°seg 15°h, 0,25°min, 0,004°seg são medidas fixas
Ex: Quanto tempo demora o planteta júpiter para passar pelo campo do meu telescópio se eu sei que estou usando uma Ortocoscópica que me fornece um campo real de 0,35°?
T=0,35:0,004seg
T=87,5seg ou 1min e 27,5seg
Obs:Usa-se a medida fixa mais apropriada para cada campo real.
Crédito: Avani
* Mais duas fórmulas gentilmente cedidas pelo meu amigo Eduardo Costa
6.Fórmula para calcular a magnitude limite teórica de um telescópio.
Mg=7,1+5*log(D/10) onde: Mg= magnitude
D= diametro do espelho primário em mm
Obs: Pouco útil para nebulosas porque o brilho de superfície é mais importante, mas tem utilidade como referência para estrelas.
7.Formula para calcular a resolução teórica de um telescópio.
R=120/D onde: R= Resolução em seg de arco
D= diametro do primário em mm
Obs: Esta fórmula indica o poder que um telescópio tem de separar 2 objetos, muito utilizada como referência na separação de estrelas duplas.
Crédito: Eduardo Costa
astroavani- Mensagens: 3
Experiência: 9
Reputação: 0

Tópicos similares» Criacionistas e a Astronomia
» O Verdadeiro Che Guevara e os Idiotas Úteis que o Idolatram
» Novo console Nintendo se chamará “Feel” e tela vai permitir sensações táteis
» Movimento de projéteis
» Fórmulas estruturais
» O Verdadeiro Che Guevara e os Idiotas Úteis que o Idolatram
» Novo console Nintendo se chamará “Feel” e tela vai permitir sensações táteis
» Movimento de projéteis